Novidades

Patriarcado e romantização da violência e abuso em doramas- Parte 2- Romantização da violência física, psicológica e sexual.

Bem, depois de falar sobre as consequências de alguns pensamentos confucionista em personagens femininas em dramas, a próxima etapa é falar da romantização de violência física e psicológica.
Relembrando que minha intenção não é julgar ou desmoralizar dramas apenas chamar atenção para questões que me incomodam.

Na postagem anterior tratei de relatar a influencia do confucionismo nos dramas coreanos e em que esses afetam o desenvolvimento dos mesmos. Agora vamos falar sobre o sexismo em si nos dramas, mais uma vez é importante destacar que não tenho a intenção de denegrir dramas e que as coisas apontadas aqui não ocorrem somente em dramas, mas em novelas series e demais, e de forma alguma estou dizendo para não ver os dramas apenas que podemos sim criticar coisas que desagradam mesmo que o dorama seja maravilhoso.
Vamos dividir a postagem em 4 áreas em um grau de gravidade das cenas:

Invisibilidade: Cenas cujo as mulheres são colocadas como se não pudessem tomar suas próprias decisões, essas cenas incluem discussões sobre a personagem feminina e etc...

Violência verbal- Nessa área caracterizamos as cenas cujo as mulheres são criticadas fortemente principalmente por ser mulher.

Violência física: Cenas cujo mulheres são agredidas seja com um tapa empurrão ou cenas de violência física romantizada.

Assédio e abuso:: Assedio romantizado, cenas cujo mulheres sofrem com tentativa de estupro romantizado, cenas de abuso sexual consumados ou beijos forçados que muitas das vezes são romantizados.


Invisibilidade:  Nessa categoria podemos colocar os dramas cujo a mulher não é vista como alto o suficiente para lidar com os próprios problemas, muito comum em trios amorosos.
Você com certeza já notou aquela cena em que dois homens começam a discutir sobre com quem a garota deve ficar sem levar em conta o que a garota quer e muitas das vezes ela está ali com eles.
Ou as vezes as garotas são puxadas pelos braços entre os personagens masculinos que fazem parte do trio amoroso. (costumo chamar esse ato de "cabo de guerra"). É uma cena simples e na maioria das vezes boba, mas eu odiaria que as pessoas fizessem isso comigo.


Dream high
unkind woman

Violência verbal: Esse encontramos em vários dramas dos melhores aos piores, cometido por vários tipos de personagens, sejam eles Ceos, parentes, conhecidos, personagens masculinos ou femininos,colegas de trabalho, vilão ou mocinho.
Temos casos variados que vão desde duvidar da capacidade intelectual do personagem feminino a gordofobia, julgar a beleza da pessoa e etc... Esses atos normalmente tem a intenção de humilhar o personagem. Em cada dorama essa cena tem uma função diferente, tornar um personagem vilão, ou fazer dele o bad boy incompreendido, criar rixa entre garotas, ou rebaixar uma pessoa pelo seu poder aquisitivo e por ai vai.....
Essas cenas me deixam nervosa principalmente porque muitas das vezes o personagem rebaixado, é colocado como tolo, sem reação mesmo que o personagem seja o foda dos fodas.

Boys before flowers

Sex and the city, China version.
Violência física: Não juntei esse ao de assedio e abuso, por  alguns motivos, entre eles quero destacar a romantização da violência física tanto contra mulheres como contra homens, e praticada tanto por familiares, par romântico chefes e etc..
Quem já não cansou de ver o chefe que chega a bater na cara do(a) funcionário(a), ou os pais e sogros e até mesmo o par romântico, o problema dessas cenas se dão exatamente pela romantização que ocorre na maioria das vezes, como sendo algo normal e aceitável.






Assédio e abuso: Por ultimo o que mais me intrita em dramas é o assedio abuso e estupro romantizados, muito presente em doramas tailandeses, porém também é fácil de encontrar em dramas coreanos, japoneses e etc...
Muitas das vezes as cenas de abuso são vistas como uma forma de comédia, ou de romance, beijos forçados, assedio sexual e até mesmo estupro são vistos de forma romantizada.







Por fim volto a dizer que minha intenção não é difamar os dramas, inclusive tem imagens de dramas que eu amo nessa postagem inclusive é um dorama hiper feminista (age of youth)entre outros dramas que gosto, mas quero dar destaque as cenas que de fato me incomodam .
Pode parecer que a romantização de tais cenas em dramas são inofensivas pois são ficção, porém a romantização de tais cenas podem se tornar perigosas quando incutidas nos pensamentos dos telespectadores de forma tão singela que quando notarmos estamos por reproduzir aquilo que vemos.


A Amnistia Internacional e a Revista IZE se uniram para criar um movimento que visa educar as pessoas sobre o que consideram serem cenas de romance violentas inaceitáveis ​​em algumas séries. O movimento também visa desencorajar dramas futuros de incluir tais cenas, como Amnistia e IZE sentem que promovem uma percepção distorcida de amor e relacionamentos.



 Tradução
# 1 Não me faz feliz.

1. "Eu gosto de você porque você é diferente das outras garotas." 
Todas as pessoas são diferentes em sua própria maneira.

2. "Para alguém como você, você está bem." 
Eu nunca pedi seu julgamento.

3. "Eu não te vi assim, mas você é uma menina completa." 
Você não precisa me ver de forma alguma.

4. "Eu prefiro meninas com grandes personalidades, como você, a meninas bonitas."
Eu não tenho que adaptar a minha personalidade para servi-lo.

5. "Seu rosto é bonito, mas sua personalidade não é tão bonita, e se fossem iguais?" 
Quem iria amar isso?

6. "Seu corpo é tão bom, por que você o escondeu?" 
Meu corpo não tem nada a ver com você.

7. "Ela é inteligente para que ela provavelmente poderia ser vice-capitão da classe." 
O capitão da classe já foi eleito?

8. 'Ela é muito
inteligente , ela vai ter dificuldade em se casar' 
Quem está reclamando?

9. "Você é muito boa para uma garota." 
Substitua "garota" como "pessoa" e veja como isso funciona.

10. "Uau, você é a primeira garota que conheci que está interessada em política!" 
Mais como esta é a primeira vez que você conheceu uma menina.

11. "Você é como uma mãe, é por isso que eu gosto de você." 
Então respeite e seja bom para mim.

12. "É porque eu me importo com você como uma filha." 
Então mantenha suas mãos fora de mim.

13. "Você é feita para ser nora." 
Tente e venha com um elogio que não me relaciona com sua família.

14. "Eu não conseguia me controlar porque você é tão bonita." 
Não culpe alguém pelo seu problema.

15. "Você deve ser realmente popular entre os homens desde que você vive sozinha." 
Não pense adiante.

16. Alguém está te seguindo? Uau, você deve se sentir bem que você é popular ~ '
Isso significa que eu estou estressada porque eu estou sendo perseguida

17. "Se eu fosse apenas 10 anos mais jovem, eu namoraria alguém tão bonito quanto você." 
Não agora, e não então.

18. 'Não é como se você fosse feio ou qualquer coisa, mas o que está faltando que a impede de se casar?' 
Suas maneiras estão faltando.

19. "Uau, talvez seja porque há apenas mulheres aqui, mas é como um campo de flores aqui." 
Não somos flores, somos pessoas.

20. Para que é uma princesa bonita como você trabalha? 
Para bloquear meus ouvidos com o dinheiro que ganho para que eu não tenho que ouvir suas palavras.

21. "Sinto que tenho de te proteger constantemente". 
Tudo que você tem a fazer é me respeitar e não atravessar a linha.

22. "Nuna, você é bonita na sua idade." 
Não finja ser virtuoso.

23. Você parece mais jovem do que a sua idade. 
Você está julgando minha aparência e minha idade.

24. "Você é muito madura e não como uma mulher jovem." 
Você não sabe o que dizer e o que não dizer, mesmo nessa idade.

25. 'Oops, é melhor eu ter cuidado com o que eu digo agora que há uma mulher ao redor.' 
Cuidado com o que você diz, sempre. "


# 2 Não estou mais impressionada. 
- 10 cliché e violento em Atos românticos em dramas coreanos -

1. Forçando as mulheres 
2. Gritando e xingando 
3. Forçando-as a levantar e as carregando 
4. Empurrando-as contra uma parede 
5. Conduzindo-as violentamente 
6. Jogando ou destruindo itens 
7. Indo em sua casa inesperadamente 
8. Anunciando a relação sem consentimento 
9 Abandonando-as nas ruas 
10. Forçando beijos "

Na próxima postagem, vamos falar dos dramas que podemos considerar feministas sem relacionamentos abusivos, com bom desenvolvimento, e criticas sociais.

Nenhum comentário

OPS! Não saia sem comentar.